terça-feira, 6 de agosto de 2013

Humanismo ou Humanidade?



O humanismo fez e faz muito mal ao ser humano porque, em sua essência, incentiva primeiramente a realização pessoal de cada indivíduo. Foca, antes de tudo, na felicidade/satisfação do ser para que então este se ocupe com a necessidade alheia. Incentiva a conquistas de sonhos e objetivos, liberdades e direitos que, em um segundo plano, podem até virem a ser benéficos ao próximo - mas como afirmado: em segundo plano, de forma indireta. 

E é assim que se constrói todo esse falso altruísmo propagado nos meios de comunicação, em nossa metodologia educacional, nas músicas, nos pensamentos continuamente compartilhados e aplaudidos por todos, etc.

A grande questão, que se torna evidente no evangelho de Jesus, está justamente em que a vida bem vivida se encontra unica e absolutamente pautada no Amor. Toda e qualquer raiz de egoísmo que existe no ser humano acaba por ser refletida em sintomas de infelicidade para o indivíduo. 

Ainda, é preciso compreender que o único tipo de conduta em que um ser faz algo desprovido de interesse pessoal é aquele que encontra no Amor a motivação para o agir. Todo o resto são estilhaços do ego humano procurando propósito para sua existência nos prazeres oriundos da realização de sua própria vontade. 

E todas as condutas advindas da alma humana podem ser resumidas em dois universos que se contrapõem: o universo das que são pautadas no Amor; e o universo das que não são. 

No Amor, fatores externos e internos já não influenciam mais o modo como você reage ou se posiciona ante aos dilemas da existência. 

No Amor, ter ou não ter, estar ou não estar, já não são mais condições determinantes do seu estado emocional, pois o seu coração não está mais preso a nada, no primeiro caso, nem tampouco a si mesmo, no segundo caso. 

Viver se transforma no prazer de encontrar no próximo a sua própria satisfação, de modo tal que as dores e sofrimentos que afetam o ser são aqueles decorrentes das necessidades do próximo. 

Desse modo, e somente assim, se encontra satisfação no sofrimento; alegria em meio à dificuldade; confiança e fé em meio ao aparente caos.

Desse modo, e somente desse modo, se encontra a Deus e se vive a vida de Cristo - se vive bem! 

Assim sendo, o morrer é lucro; e o viver (NESSA e na outra vida) é Cristo!


Por Jadson Honorio

Nenhum comentário: