sábado, 16 de março de 2013

O Valor de uma única Alma!




O VALOR DE UMA ÚNICA ALMA!


Quem sabe o valor e o peso que é cuidar de uma única alma, tem muito temor de Deus antes de desejar multidões e mais multidões para sua congregação local! Antes, orará por mais obreiros verdadeiros, valorosos e corajosos para o auxílio nos campos... Não fugirá de multidões, mas se renderá diante de Cristo, para que sua capacidade limitada não seja obstáculo ou matadouro de almas sedentas! Cada alma se fará importantíssima! O número não será seu motivador, mas o amor por cada vidinha a ser cuidada lhe fará tremer e temer a possibilidade do fracasso mediante a falta de perseverança e longanimidade... 

Quem sabe o valor e o peso de cuidar de uma única alma, não se preocupará em pregar o evangelho para ganhar pessoas para a sua denominação em particular. Antes, sua preocupação é despertar os corações para Cristo, ainda que muitos destes sirvam o ministério em outro lugar. Como bem disse a missionária Isaíra: Os que conosco ficarem, são ovelhas; os que saírem para outros trabalhos, cheios de Cristo, são missionários. 

Quem sabe o valor e o peso de cuidar de uma única alma, rogará ao Pai, em nome de Jesus, para que seu ego seja posto cada vez mais de lado. Desse modo, a alegria de um crescimento numérico nunca poderá sobrepujar a tristeza da perda de uma vida que, porventura, se desvie do Caminho, que é Jesus! O crescimento numérico nunca será aceito e refletido como orgulho; mas como mais peso e mais responsabilidade! É Graça de Deus, sim! Mas é angústia e também mais entrega e dedicação! Ele sabe que o Senhor dá a cada um segundo a sua capacidade sempre dependente de Quem o capacita. Entretanto, também sabe que, a quem mais é dado, mais é cobrado!

Se é tão difícil cuidar de uma única alma, quão mais pesado é o zelo por mais de uma? Ó, Deus! O Senhor nos conhece muito bem! Que o nosso ego não se exalte, exalando assim um evangelho irresponsável, inconsistente e, desse modo, consequentemente inconsequente! Que tenhamos sempre em mente o temor e o tremor necessário para que nos dediquemos a cuidar daqueles a que o Senhor nos tem capacitado cuidar! Que nenhum além do Teu soberano propósito seja concedido aos nossos cuidados, para que não desestruturemos Tua inexprimível obra por orgulho e arrogância descuidada; e que nenhum aquém do Teu soberano propósito seja concedido aos nossos cuidados, para que não profanemos o Teu glorioso nome com nossa omissão! Que não haja, assim, no meio do Teu povo desídia e nem ciúme denominacional; que haja sempre um coração inclinado para o Teu amor e para o Teu propósito, a fim de que Teu nome seja, em todas essas circunstâncias, glorificado!

Que o amor seja a nossa motivação e a nossa consciência em Cristo e de Cristo, para que nunca pensemos acerca de nós mesmos além do que convém, principalmente, no que tange ao cuidado e ao zelo por vidas!

Te amo, meu Deus e meu Rei; Vida da minha tão pequena e limitadíssima vida!

Nenhum comentário: