sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Adoecidos e Adormecidos - Parte 1




Adoecidos e Adormecidos

Introdução

Ele era ainda muito jovem quando trabalhava numa empresa no centro de sua cidade e, devido ao acúmulo de serviços e ao ambiente de trabalho, que era extenuante, se viu por várias vezes com insônia. A insônia é manifesta como uma consequência de vários fatores. No caso dele, era o estresse. Este, por sua vez, já se revela como uma patologia psíquica que pode conduzir a um quadro depressivo, a uma estafa mental ou outros problemas. Em outras palavras, já se via psiquicamente doente. Certa vez, foi dirigindo até uma cidade que fica a aproximadamente 90 quilômetros de onde trabalhava. Teria que distribuir algumas ações e atender a alguns prazos. Ao final da tarde retornava em seu carro, cercado por uma bela e calma vista rodeada de morros e matas típicas do cerrado, bem como tendo a visão de um glorioso crepúsculo. A paisagem lhe remetia a uma sensação de prazer imediato e lhe confortava! Entretanto, o cansaço advindo do trabalho e de noites mal dormidas, aliado ao cenário tranquilizante não deram outro resultado, senão, um breve cochilo ao volante. Quando tornou da “piscadela”, o carro já havia saído do asfalto e seguia para o meio da mata, onde à frente ainda havia uma ribanceira. Aquele acidente lhe resultaria sequelas irreversíveis, deixando-o imóvel do pescoço para baixo. A partir de então, por mais que se esforçasse, ou sonhasse, ou bradasse, seu corpo estava adormecido. Inativo, já não respondia aos comandos cerebrais.

            A história acima reflete uma realidade muito frequente como fator de acidentes. Mas porque narrá-la para introduzir o tema presente? A razão é simples: a doença espiritual e sua consequente dormência podem gerar danos irreversíveis aos membros da igreja de Cristo. Ciente disso e observando nossa situação atual, senti-me compelido, no Espírito, a escrever o texto que se segue. Na verdade, é uma questão fundamental tratar desse assunto e apontar uma solução prática. Em seguida, se faz necessária uma mudança comportamental no sentido de aplicar as lições aqui aprendidas, para que o corpo de Cristo seja fortalecido e edificado.

                        Paulo certa vez nos alertou:

Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo de Senhor. Por causa disso há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.” (1Co 11.28-30) [Ênfases adicionadas]

            A doença e a dormência dos cristãos de Corinto encontravam explicação notória em vários aspectos. Mas o principal era a falta de exame pessoal. Por isso, por meio desse singelo texto, gostaria de te convidar a tirar os olhos do foco macro, coletivo; e volver-se a um foco micro, individual, pessoal. A partir daí tentaremos, juntos, discernir alguns problemas que nos faz vivermos fracos, doentes e dormentes. Que Espírito conduza a nossa percepção para levantarmos as questões certas, pertinentes à nossa realidade espiritual.

Nenhum comentário: