sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Adoecidos e Adormecidos - Parte 2



Capítulo 1 – Amoldados ao presente século.

            Olho para a nossa realidade e lastimo o fato de vivermos muito mais ocupados e embaraçados a questões materiais e de futilidade evidente, do que ao que é eterno. Somos cercados diuturnamente por ideais, tradições, princípios morais e costumes que estão em choque com a Palavra da Verdade. O mais triste é saber que temos nos adequado a toda essa influência maligna e aderido aos conselhos do espírito do anticristo, que já exerce poder e domínio sobre este mundo. O apóstolo João nos afirmou que este mundo está no maligno (1Jo 5.19), de sorte que quem opera aqui, sobre os filhos da desobediência (Ef 2.2), é o espírito do anticristo (1Jo 4.3).

            A igreja sabe disso e é doutrinada todo o tempo acerca desse fato. Mas continua sendo contumaz em seu caminho tortuoso permitindo-se ser conduzida neste. Quanto à possibilidade de se ver livre dessa influência, Paulo nos adverte da seguinte forma:

ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rm 12.1,2). [Ênfases adicionadas]

            Ah, que preciosidades são as verdades evidenciadas neste texto! Há uma preocupação tão profunda do apóstolo para com a saúde espiritual da igreja, que ele chega a rogar “pela compaixão de Deus”. Ora, Paulo era conhecedor do extraordinário significado que havia nessa expressão. A compaixão de Deus é o ato mais sublime que já se manifestou no cosmos como graça a toda a criação. O âmago dessa compaixão é a gloriosa expressão de Seu indizível amor, manifesto aos homens na Cruz do Calvário. Essa compaixão foi pintada da mais graciosa e reluzente cor púrpura; foi demonstrada na conversão do coração de Cristo como em cera, derretido em Suas preciosas entranhas pelos nossos pecados. Essa mesma compaixão motivou o próprio Deus a tomar Seu Filho, feito em nossos pecados, possibilitando que fôssemos constituídos, por meio dEle, justiça de Deus (Sl 22.14; 2Co 5.21; Is 53.10).

            Só isso já seria suficiente para nos remeter, em temor e tremor, a um exame de consciência no sentido de buscar viver, em amor, o imperativo que se segue: “que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. Evidentemente, o sacrifício acompanha todo o processo sacro, de liturgia íntima, reverente e vívida, piedosa, revestida de santidade aprazível ao Senhor; coberto de uma racionalidade pura, ousada, impetuosa, sincera, consagrada e prostrada diante do mistério do qual Ele está revestido, o qual Ele o é.

            Em seguida, o doutor dos gentios nos exorta a “não nos conformarmos com este século”. Para que essa verdade seja experimentada e aplicada às nossas vidas, é necessário que sejamos “transformados pela da renovação do nosso entendimento”. Esses degraus nos conduzem, incontestavelmente, à experiência inefável, absoluta, prazerosa e gloriosa da revelação da vontade de Deus em nosso interior (Jo 4.13,14; 2Co 4.16).

            Em suma, a nossa doença e dormência está inteiramente relacionada a esse distanciamento que se alicerça na indisposição de nos sacrificarmos, mesmo quando inteirados da sublime mensagem da redenção na Cruz, no sentido de sairmos debaixo de uma influência maligna, insensível, e nos rendermos à vontade soberana de um Deus amoroso. É, pois, uma questão de conformismo e comodismo espiritual. Porém, em quê devo sacrificar-me para me apossar, pela fé, dessa verdade, agradando assim ao meu Senhor e o que devo fazer para ter uma vida espiritual consistente? Tentaremos responder a estas e outras questões no decorrer deste artigo.

Nenhum comentário: