sexta-feira, 22 de março de 2013

A QUASE-GRAÇA!




A QUASE-GRAÇA!


Uma manifestação de fé não autenticada pelas obras sempre gera inoperância e arrogância pretensiosa. É pretensiosa por não ser fé e é arrogante por achar que é fé. Não se pode dissociar fé de obras! Nunca! Mas o que Paulo disse? Meus caros, leiam Paulo depois de terem lido Cristo e vocês verão que as palavras do apóstolo nunca incentivaram a fé sem obras! E mais, Tiago, em sua epístola universal nos chama a atenção de forma cabal para essa indissociabilidade (Tg 2.14-26). 



Lendo o escritor aos Hebreus, percebemos que a fé é sim o firme fundamento das coisas que se esperam, mas é também a EVIDÊNCIA daquilo que não se vê. Que EVIDÊNCIA? Pense um pouco nisso! Reflita um pouco isso e você chegará a uma noção extraordinária do que é a fé genuína... A evidência daquilo que não se vê se manifesta no testemunho, ou seja, nas obras daqueles que são impulsionados pela fé! Você acha que o que eu digo é uma falácia? Ora! Abra a sua Bíblia e comece a ler!



1) Por meio da fé, os antigos alcançaram testemunho (Hb 11.2). Que testemunho era esse? As obras da fé são o testemunho!



2) A fé sempre vem acompanhada de um verbo, de uma ação. Quer ver? Pela fé:

- Abel OFERECEU a Deus maior sacrifício do que Caim (v. 4); 
- Enoque ALCANÇOU testemunho de que AGRADARA a Deus (v. 5);
- Noé TEMEU e PREPAROU a arca (v. 7);
- Abraão OBEDECEU, INDO para um lugar que havia de receber por herança; e SAIU sem saber para onde ia. HABITOU na terra da promessa (v. 8). OFERECEU a Isaque e CONSIDEROU que Deus era poderoso para ressuscitá-lo de dentre os mortos (vv. 17, 18);
- Moisés RECUSOU ser chamado filho da filha de Faraó, ESCOLHENDO ser maltratado com o povo de Deus; DEIXOU o Egito e CELEBROU a páscoa (vv. 24, 25, 27, 28);
- Raabe ACOLHEU em paz os espias (v. 31).



Siga lendo o texto e você verá que a fé se pronuncia e se expressa, não em palavras, mas em AÇÃO! A EVIDÊNCIA é a manifestação visível daquilo que é invisível; é a pista, o rastro do fato consumado! E que fato é esse? A obra redentora de Cristo! O Reino de Deus ainda não é visto, mas, por meio das boas obras, ele se evidencia, se manifesta aos homens, que o poderão recusá-lo ou aceitá-lo como fato.



Fé que não gera evidência, não é fé! Antes, é um corpo morto, inativo e que exala o mau cheiro da hipocrisia putrificada que, apesar de não ser sentida pelas narinas dos homens (Mt 23.27), gera náuseas em Deus. Não é a toa que Ele vomitará esse tipo de manifestação de fé da sua boca (Ap 3.16). 



Mas o que temos EVIDENCIADO como fé atualmente? Faça uma leitura da sua vida! Em seguida, faça uma leitura da sua congregação... Continue assim e faça uma leitura da igreja que se diz evangélica atualmente! Por fim, faça uma leitura do mundo! De dentro pra fora você poderá perceber o quanto estamos distantes do conceito de fé EVIDENCIADO na Palavra da Verdade! E que conceito de fé é esse? Cristo! Quer que eu repita? Cristo é esse conceito de fé! 



Devemos caminhar no sentido da estatura de Cristo (Ef 4.13)! Qual a estatura de Cristo? Leia nos evangelhos e no Novo Testamento e você entenderá! Ele foi humilhado? Devemos nos humilhar diante dEle! Ele viveu apenas em função dos outros e nada em função dEle mesmo? Então devemos nos esforçar para vivermos dessa forma! Até mesmo quando fazia milagres, Ele tentava se esconder; e como nós somos? Basta um milagresinho acontecer, que a gente já se acha o bam-bam-bam! A nossa igreja é a IGREJA DO MILAAAAGREEE! Há tão pouco de Cristo em nós! Às vezes sinto que Cristo está fora da igreja... Mas sei que Ele bate e, se alguém abrir, Ele entra e ceia com este!



Uma fé que não é autenticada por obras gera uma falsa sensação de salvação! A pessoa diz: Bom pra mim, que já sou salvo! Mas a grande verdade é que essa pessoa experimentou uma QUASE-GRAÇA! A Quase-Graça está muito mais distante da Graça do que a própria desgraça! E é por esse motivo que o Fogo Consumidor (Hb 12.29) tratará de destruir com muito mais ímpeto essa graça aparente! E não se engane: O castigo será muito mais severo sobre estes que vivem a Quase-Graça (Hb 10.29).



É com muito temor e tremor que te convido a parar de viver a Quase-Graça a fim de viver a Graça que te oportuniza a manifestar graça por meio das boas obras e do testemunho! Não faça pouco caso dessa Graça vivendo, assim, uma Quase-Graça! Lembre-se de que aquele que Quase-Vive, já está morto!

Em Cristo,

Jordanny.

Nenhum comentário: