quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Na Multiplicação do Seu Comércio...




O argumento que coloca a teologia num nicho de superioridade quase intocável revela, na verdade, uma influência para a venda de mais e mais livros. Pelo que percebo, em todo caso, o Evangelho acaba sendo sempre comercializado.

Conhecer a Deus nunca teve por objetivo maior o desenvolvimento teológico. Senão, um ladrão sendo executado não teria tempo de se encontrar com Cristo no Paraíso. "Provai e vede que o Senhor é bom" se revela o maior incentivo de Deus ao homem.

A teologia tem seu lado bom, mas se tornou um instrumento de comercialização do Evangelho, sim! Mesmo aquela teologia que contesta grande parte dos abusos e distorções doutrinárias, quando super exaltada, carrega em si um marketing específico. Além disso, não poucas vezes, enveredam a mente humana para um aprisionamento sutil, soberbo e arrogante, instrumentalizando-se de lógicas humanas na tentativa de se pensar Deus "logicamente". É tão difícil entender que a superioridade e soberania de Deus não se limita a nossa lógica? O Logus transforma toda a nossa mais apurada razão, ainda que teológica, em loucura! Esse Logus se fez carne e habitou entre nós, manifestando-se fora dos conceitos teológicos, em indizível simplicidade, aos pequenos e não cultos!

Não nego a importância da teologia. Seria hipócrita se a negasse! Mas não a coloco em um nicho de superioridade, pois até mesmo isso carrega em seu cerne uma inclinação aguda para a idolatria.

Em Cristo,

Jordanny.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Prove e Veja!




Não é tão difícil constatar quem verdadeiramente é apaixonado pelo Evangelho e quem não é. Tudo se manifesta no grau em que a pessoa se lançou. Grande parte das pessoas que estudam o Evangelho, teólogos que conheço, vivem no ambiente da contemplação: Ficam boquiabertos com tudo o que se pode apreender teoricamente do Evangelho. Um estudioso de religiões, ou filólogo, numa descrição simples, conceitual e teórica, consegue explanar friamente os "conceitos" fundamentais da fé cristã. 

Entretanto, há aqueles que saltam do ambiente da contemplação e se lançam no ambiente da experiência pessoal, individual e impactante. Estes, efetivamente, provam e veem que o Senhor é bom!

A teoria é complexa, reducionista, rasa, fria, chata. Agora provar é simples, profundo, amplificador, atraente, saboroso! Provar e ver é o caminho! O resto é apenas artimanha retórica! Salmos 34.8

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

A Essência do Evangelho




A essência do Evangelho nunca esteve em prodígios e maravilhas. A essência do Evangelho nunca residiu em curas e milagres. A essência do Evangelho nunca foi gritar ao microfone uma oração "forte". A essência do Evangelho nunca foi culpar o diabo por tudo de ruim que acontece. A essência do Evangelho nunca se manifestou por sofisticações musicais e oferendas inundadas de técnica e orgulho, a exemplo da oferta de Caim. A essência do Evangelho nunca caminhou com questões ideológicas, tampouco com bandeiras políticas. A essência do Evangelho nunca se propôs mudar algum contexto econômico para uma fórmula liberal. A essência do Evangelho nunca totenizou homens, erguendo-os a um nível de evidência tão sublime que os torna inquestionáveis. A essência do Evangelho nunca se preocupou em aderir ao sistema mundano e à moda secular. A essência do Evangelho nunca se fez fiadora da prosperidade ou mesmo do bem estar. A essência do Evangelho nunca dependeu de uma elevada auto-estima. A essência do Evangelho nunca se sustentou na força do homem. A essência do Evangelho nunca se respaldou em uma espiritualidade mística e inalcançável. A essência do Evangelho nunca fez de línguas estranhas seu canal superior de comunicação. 

Se você olhar com mais cuidado, verá que a essência do Evangelho sempre comunicou a simplicidade. É no amor desinteressado que a encontramos. É na fé sublime naquEle que é poderoso para perdoar pecados que se manifesta. É em ações do tipo: Aquele que mentia, não minta mais; aquele que furtava, não furte mais, porém trabalhe; contente-se com o seu soldo, não aceite propina; cobre o que é justo; assista e cuide dos necessitados com quem você cruzar no caminho. Não há segredos! Apenas leia a impactante e extraordinária mensagem da Cruz que você perceberá o quanto a Verdade exposta no Evangelho é escandalosa e loucamente simples!