sexta-feira, 22 de março de 2013

A QUASE-GRAÇA!




A QUASE-GRAÇA!


Uma manifestação de fé não autenticada pelas obras sempre gera inoperância e arrogância pretensiosa. É pretensiosa por não ser fé e é arrogante por achar que é fé. Não se pode dissociar fé de obras! Nunca! Mas o que Paulo disse? Meus caros, leiam Paulo depois de terem lido Cristo e vocês verão que as palavras do apóstolo nunca incentivaram a fé sem obras! E mais, Tiago, em sua epístola universal nos chama a atenção de forma cabal para essa indissociabilidade (Tg 2.14-26). 



Lendo o escritor aos Hebreus, percebemos que a fé é sim o firme fundamento das coisas que se esperam, mas é também a EVIDÊNCIA daquilo que não se vê. Que EVIDÊNCIA? Pense um pouco nisso! Reflita um pouco isso e você chegará a uma noção extraordinária do que é a fé genuína... A evidência daquilo que não se vê se manifesta no testemunho, ou seja, nas obras daqueles que são impulsionados pela fé! Você acha que o que eu digo é uma falácia? Ora! Abra a sua Bíblia e comece a ler!



1) Por meio da fé, os antigos alcançaram testemunho (Hb 11.2). Que testemunho era esse? As obras da fé são o testemunho!



2) A fé sempre vem acompanhada de um verbo, de uma ação. Quer ver? Pela fé:

- Abel OFERECEU a Deus maior sacrifício do que Caim (v. 4); 
- Enoque ALCANÇOU testemunho de que AGRADARA a Deus (v. 5);
- Noé TEMEU e PREPAROU a arca (v. 7);
- Abraão OBEDECEU, INDO para um lugar que havia de receber por herança; e SAIU sem saber para onde ia. HABITOU na terra da promessa (v. 8). OFERECEU a Isaque e CONSIDEROU que Deus era poderoso para ressuscitá-lo de dentre os mortos (vv. 17, 18);
- Moisés RECUSOU ser chamado filho da filha de Faraó, ESCOLHENDO ser maltratado com o povo de Deus; DEIXOU o Egito e CELEBROU a páscoa (vv. 24, 25, 27, 28);
- Raabe ACOLHEU em paz os espias (v. 31).



Siga lendo o texto e você verá que a fé se pronuncia e se expressa, não em palavras, mas em AÇÃO! A EVIDÊNCIA é a manifestação visível daquilo que é invisível; é a pista, o rastro do fato consumado! E que fato é esse? A obra redentora de Cristo! O Reino de Deus ainda não é visto, mas, por meio das boas obras, ele se evidencia, se manifesta aos homens, que o poderão recusá-lo ou aceitá-lo como fato.



Fé que não gera evidência, não é fé! Antes, é um corpo morto, inativo e que exala o mau cheiro da hipocrisia putrificada que, apesar de não ser sentida pelas narinas dos homens (Mt 23.27), gera náuseas em Deus. Não é a toa que Ele vomitará esse tipo de manifestação de fé da sua boca (Ap 3.16). 



Mas o que temos EVIDENCIADO como fé atualmente? Faça uma leitura da sua vida! Em seguida, faça uma leitura da sua congregação... Continue assim e faça uma leitura da igreja que se diz evangélica atualmente! Por fim, faça uma leitura do mundo! De dentro pra fora você poderá perceber o quanto estamos distantes do conceito de fé EVIDENCIADO na Palavra da Verdade! E que conceito de fé é esse? Cristo! Quer que eu repita? Cristo é esse conceito de fé! 



Devemos caminhar no sentido da estatura de Cristo (Ef 4.13)! Qual a estatura de Cristo? Leia nos evangelhos e no Novo Testamento e você entenderá! Ele foi humilhado? Devemos nos humilhar diante dEle! Ele viveu apenas em função dos outros e nada em função dEle mesmo? Então devemos nos esforçar para vivermos dessa forma! Até mesmo quando fazia milagres, Ele tentava se esconder; e como nós somos? Basta um milagresinho acontecer, que a gente já se acha o bam-bam-bam! A nossa igreja é a IGREJA DO MILAAAAGREEE! Há tão pouco de Cristo em nós! Às vezes sinto que Cristo está fora da igreja... Mas sei que Ele bate e, se alguém abrir, Ele entra e ceia com este!



Uma fé que não é autenticada por obras gera uma falsa sensação de salvação! A pessoa diz: Bom pra mim, que já sou salvo! Mas a grande verdade é que essa pessoa experimentou uma QUASE-GRAÇA! A Quase-Graça está muito mais distante da Graça do que a própria desgraça! E é por esse motivo que o Fogo Consumidor (Hb 12.29) tratará de destruir com muito mais ímpeto essa graça aparente! E não se engane: O castigo será muito mais severo sobre estes que vivem a Quase-Graça (Hb 10.29).



É com muito temor e tremor que te convido a parar de viver a Quase-Graça a fim de viver a Graça que te oportuniza a manifestar graça por meio das boas obras e do testemunho! Não faça pouco caso dessa Graça vivendo, assim, uma Quase-Graça! Lembre-se de que aquele que Quase-Vive, já está morto!

Em Cristo,

Jordanny.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Compelido a Batalhar Diligentemente pela Fé!




COMPELIDO A BATALHAR DILIGENTEMENTE PELA FÉ!

Cinco anos no exercício do ministério apologético... Tento ser diligente, ó Deus! Nessa batalha, tento ser sempre diligente! Mas não posso negar: Não é fácil! Porém, sei que o que ganhei, não se compara ao que perdi... O que ganhei é infinitamente maior! Perdi muito, sim! E ganhei muita consciência da Graça e experiência na Fé! Quanto mais consciência na Graça, mais inquietação, não com o dia de amanhã, mas com a realidade deplorável do engano veiculado como verdade!

No início, fui atacado por muitos que hoje se fazem companheiros de batalha! Quem os ergueu foi Cristo, pois nada de bom, absolutamente, poderia fluir de minha natureza... Nasci para ser servo da Verdade! Não posso defendê-la, mas ela se faz minha grande defesa contra o engano e o engodo empurrado goela abaixo dos incautos!

Hoje, alguns dos que se renderam à Verdade e que tiveram, como eu, os olhos abertos, fazem coro comigo e, sem precisar que eu fale mais tanto, ecoam a Palavra sem qualquer medo, sem qualquer pudor revestido de religiosidade; apenas ecoam com ímpeto, liberdade e ousadia que só tem aquele que é cheio do Espírito da Verdade!

Minha consciência de Cristo e em Cristo me deixa sempre leve! Não me fiz inimigo de ninguém, mas também não busquei e nem busco agradar a homens; começando por mim! Tive sempre duas alternativas diante de mim: Falar ou me calar; agir ou me omitir! Não podia me calar e não podia me omitir! Não posso e nunca poderei enquanto em mim existir fôlego e enquanto estiver inundado por Tua Graça! Ora, o Meu Mestre e Eterno Mentor suportou toda a ira divina em meu lugar! Sua entrega foi completa em meu favor! Assim, para mim, toda perseguição, toda indiferença, todo comentário ardilosamente articulado, não são direcionados a mim, mas a Ele! Já não vivo mais eu; Ele vive em mim! De mesmo modo, toda honra e glória é para Ele!

Sou grato, meu Deus, Vida da minha tão pequena e limitada vida, por me conceder essa honra maravilhosa! O Senhor tem esquadrinhado o meu coração e tem sempre percebido que eu não sou digno de nada, absolutamente nada, do que tens me dado! Também não sou digno de ser constituído ministro Teu! Não; nunca fui! Não entendo Tua Graça, mas uma afronta exponencialmente maior seria não aceitá-la! Assim, recebi esse ministério com todo temor e tremor; na certeza que é o Senhor quem nos sustenta! Afaste de mim, ó Deus, o juízo temerário! Afaste de mim, ó Deus, a soberba e a arrogância! Humilha-me sempre! Ensina-me mais! Dê-me sabedoria em tudo e ousadia para adentrar no Santo dos Santos; pois é aqui que acho a revelação perfeita da Tua glória e da Tua vontade! Erga mais vozes, meu Senhor e Rei; erga mais corações valorosos e corajosos! Te amo, apesar de todas as minhas falhas! Te amo muito! Apenas lamento não te amar conforme a Tua dignidade; mas ainda me alegro por amar a Ti conforme a Tua Graça me permite Te amar!