quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vida abundante: o refrigério para a alma - Parte 4


Em continuidade a nossa seqüência de estudos, veremos hoje dois temas relevantes para que possamos experimentar a Vida Abundante que o Senhor Jesus preparou para nós. Que Deus possa abençoar sua vida

MENTE RENOVADA e APRENDENDO A VIVER O HOMEM ESPIRITUAL

Qual o plano de Deus na criação do homem? Deus criou o homem como um lugar de habitação. Deus queria habitar no homem para viver em comunhão íntima com ele; para dominar este reino natural. Deus dominaria o homem, viveria com o homem, e o homem dominaria o restante da criação. Ou seja, indiretamente, Deus dominaria toda a criação.

Como dito nos estudos anteriores, o homem é tripartite:

(I Tessalonicenses 5:23) - E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.

Deus tem um plano de santificar o espírito, a alma e o corpo do homem.

Vimos que o homem se separa de Deus pelo pecado; pelo fruto da árvore do conhecimento da ciência do bem e do mal, o qual gera morte. Observe que quando Deus fala de alimento, Ele está falando de princípios espirituais; de conhecimento e de sabedoria.

De acordo com a física o teu corpo é fruto de tudo aquilo que você comeu. Em nível espiritual é da mesma forma: tudo que você come ditará as regras do teu desenvolvimento espiritual.

Como nós entendemos, o processo de libertação se dá pelo conhecimento da Verdade. Nós, até então, conhecíamos mal. Mas, agora, é hora de conhecermos o bem. Em outras palavras, é hora do adversário sair de nossas vidas - ele é a ignorância - e de Jesus entrar em nossas vidas - Ele é a luz.

(Romanos 12:2) - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

É importante entender que a alma humana tem três órgãos:
- a mente;
- a vontade;
- as emoções.

Tal como estudamos, este corpo já está condenado. O espírito, contudo, quem é nascido de novo, já foi regenerado. Mas a alma precisa de renovação.

Por que Paulo escreveu a palavra renovar? Porque no ato da criação, no Éden, a mente do homem era sadia, sem nenhum tipo de impureza. Ou seja, quando o homem se expressava só saía Cristo. Depois da Queda, todo tipo de imundícia passa a sair da nossa boca. Veja que a Palavra no informa que a boca fala o que o coração está cheio.

(Mateus 12:34) - Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

Que tipo de alimento você tem dado ao teu coração? Da tua boca tem saído ira? Da tua boca tem saído preocupações, ansiedades? De que tipo de sabedoria você tem se alimentado?

A palavra renovação quer dizer o seguinte: era novo, estragou-se, é necessário tornar-se novo.

Renovar é colocar Cristo novamente em nossa mente. É inserir a filosofia, a sabedoria divina em nossa mente. Jesus é essa Verdade:

(João 14:6) - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Jesus absolutiza a salvação n’Ele. Ou seja, Deus só te receberá se a tua mente tiver o Senhor Jesus Cristo. A Palavra é Cristo, e Ele precisa estar na nossa mente. Por que temos tanta dificuldade em permitir que a Palavra habite em nossa mente? Entenda que se faz necessário que nós nos alimentemos do Pão da Vida, que é o Senhor Jesus, todos os dias:

(Josué 1:8) - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Amados, vocês notaram que a nossa prosperidade, em todos os sentidos, está ligada a nossa vinculação com a Palavra? É o que diz o texto anteriormente lido. Não estou aqui falando de uma prosperidade tão somente material e passageira, mas sim de uma prosperidade espiritual e eterna.

Por conseguinte, façamos a leitura do texto abaixo:

(I Timóteo 2:5) - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

Deus, quando vai te abençoar, o faz por meio de Cristo. Queremos, pois, alegria, prosperidade, saúde, sem, contudo, viver Cristo. A chave do sucesso do espírito, da alma e, porque não dizer, até mesmo da vida material, dá-se por meio da nossa fidelidade à Palavra. Se o que nós estamos pregando aqui em todos estes dias não se frutificar na tua vida, não for praticado por você, você vai ser arrancado e lançado ao fogo (Jo 15.6).

De mesmo modo você deve conhecer e prosseguir em conhecer a Deus (Os 6.3).

Não perca isso que você está recebendo aqui. Não perca! Se não, você será semelhante àquela casa vazia em que o inimigo volta com sete outros para novamente fazer habitação. Ora, é tão ruim depender de Deus?

(Filipenses 2:13) - Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

Deus opera por meio da Palavra, por meio do Espírito. Deus transforma o teu querer transformando a ignorância em luz. Por exemplo: antes nós não conseguíamos perdoar; reinava ignorância; agora, em Deus, nasce o perdão; nasce a luz.

Podemos ver que até a nossa forma de amar é enganosa. Entenda que o amor de Deus independe dos sentimentos almáticos (emocionais; afetivos) que fazem parte do homem, pois Ele é espírito (Jo 4.24). Cristo, em nós, começa a gerar o amor verdadeiro.

Não tente se enganar, meus amados, achando que você ama as outras pessoas. Na verdade nós nos amamos. E, o fato de fazermos bem a alguém, está plenamente vinculado ao nosso bem-estar.

É necessário que tornemos a nossa identidade, Cristo:

(Gálatas 2:20) - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

Paulo, ao afirmar isso, informa que não era a voz dele que saía quando ele falava, mas sim a voz de Cristo. Não era ele quem enfrentava os problemas, mas sim Cristo. Não era ele que era aprisionado, mas Cristo. Não era Paulo que era açoitado, mas sim Cristo. Não era Paulo que era bem sucedido, mas sim Cristo. Não era Paulo quem vencia, mas sim Cristo. Não era Paulo que era honrado, mas sim Cristo. Não era ele quem era glorificado, mas sim Cristo. Não Paulo quem era insultado, mas sim Cristo.

Da mesma forma agia Jesus, pois Ele não fala por Si mesmo, mas pelo Pai:

(João 6:57) - Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.

Às pessoas que questionavam e se enfureciam com Cristo, Jesus respondia o seguinte: Eu só faço o que o Pai me ordenou. Jesus era um recipiente de Deus. Jesus era um vaso de Deus. Ele deixou o ser igual a Deus, tornando-se servo (Fp 2.6). Ele foi servo do Pai. E nós, que nos alimentarmos de Cristo, somos servos de Cristo e viveremos por Cristo. Isso foi o que Paulo viveu. Já não era Paulo quem vivia, mas Cristo vivia em Paulo. Hoje te pergunto, você tem vivido Cristo ou tem vivido você mesmo? Você tem vivido as filosofia e sabedoria divinas, ou a tua filosofia, sabedoria e experiência humanas? Viver Cristo é a renovação da mente.

Você precisa viver o que você tem aprendido por meio da palavra da verdade. Ocorre que a maioria de nós tem vomitado a Palavra de Deus. Quando nós ouvimos a Palavra de Deus e não praticamos, nós a vomitamos. E, o que semearmos, nós colheremos. Se nós vomitarmos a Palavra de Deus, de mesmo modo seremos vomitados por Deus:

(Apocalipse 3:14 - 20) - E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

AMADOS, A IGREJA DE LAODICÉIA ERA MORNA, NÃO PELO FATO DE TER POUCO MOVIMENTO, COMO NÓS ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER; ERA MORNA PELO FATO DE CONHECER A PALAVRA E NÃO PRATICAR A PALAVRA. ANTES ERA MELHOR ESTAR NA IGNORÂNCIA, PORQUE O TEMPO DA IGNORÂNCIA NÃO SERÁ LEVADO EM CONTA. MAS, SE VOCÊ, É CONHECEDOR, VOCÊ TEM QUE SER PRATICANTE. NÃO VOMITE A PALAVRA DE DEUS. NÃO VOMITE O QUE VOCÊ TEM OUVIDO.

Em continuidade a este estudo, faremos uma análise, ainda dentro do tema da Renovação da mente, acerca do que é viver segundo o padrão espiritual que o Senhor espera que vivamos.

APRENDENDO A VIVER O HOMEM ESPIRITUAL

Texto base: I Co. 3.16, 17

Nesta seqüência de estudos nós já identificamos as diferenças e formação do homem carnal e do homem espiritual; o homem nascido à imagem e semelhança de Deus; o homem nascido no pecado, morto espiritualmente; e o homem regenerado espiritualmente.

E estamos aqui hoje buscando a restauração de nossa alma por meio da renovação de nossa mente. Para isso, daremos continuidade ao estudo fazendo a leitura do seguinte texto:

(I Corintios 3:16,17) - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.

Nós (os nascidos de novo) somos a habitação de Deus. Foi para isso que fomos criados. Deus é santo. E para que Deus more em nós é necessário que sejamos santos. Lembre-se que, todos os que são regenerados, são habitação de Deus; visto que Ele não mora com o homem carnal. Existe uma incompatibilidade entre Deus e o homem carnal:

(Amós 3:3) - Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

Por isso Deus não consegue andar com o homem que é carnal. Nós sabemos o inimigo tenta fazer habitação em nós. Logo, não existe acordo Deus e o adversário, devendo um deles sair para o outro reine.

(Mateus 6:24) - Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

Conclui-se, portanto, que não podemos ter dois senhores morando em nossas vidas. Desse modo, quando renegamos a vida em pecado, decidimos pela liberação do Espírito em nosso ser. E isso é algo crucial para as nossas vidas.

Perceba que, dentro de nós, há um homem carnal e um espiritual que guerreiam entre si. Um deles é coordenado e influenciado pela astúcia da Serpente; o outro é alimentado pela Palavra de Deus. Assim, teremos que matar um destes dois seres; temos que matar o homem carnal.

Compreenda que o homem espiritual é perfeito (1Co 2.15). É uma identidade que contém o caráter divino. Este ser sabe raciocinar sem cometer erros. Este homem espiritual não nos coloca em sofrimento. Este homem espiritual não peca. O problema é que este ser se vê preso enquanto permitimos que o homem carnal domine.

Como disse antes, o homem carnal é um mesclado entre a alma e a carne (pecado), no engano de satanás. Mas, para uma compreensão mais profunda, leiamos o texto abaixo:

(Ezequiel 18:4) - Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.

Sempre que nós tomamos uma atitude de desobediência nós abrimos a porta de nosso coração para habitação do pecado (Rm 7.17). Por isso é que precisamos ser santos.

Como eu disse no estudo passado, a nossa alma, diante da queda, fundamentou-se na filosofia humana, achando-se independente de Deus. Entretanto, na regeneração nós recebemos uma nova vida; não uma vida reformada; mas um espírito novamente gerado (Tt. 3.5).

O homem carnal é inimigo do homem espiritual. Os dois não entram em acordo. Os dois não podem andar juntos. E a nossa alma fica no meio. O homem espiritual não chega na carne. E o homem carnal não alcança o espírito. Os dois são completamente diferentes um do outro: um obedece a Deus e o outro desobedece; um dá e o outro rouba; um odeia e o outro ama; um peca e o outro é santo.

Vou te dar uma boa notícia hoje: Deus está te renovando na mente desde o dia que você nasceu de novo, em Cristo Jesus.

Pense um pouco: como você era antes de conhecer o Senhor? Como você era antes de se batizar? Como você era antes de ter um contato genuíno com Deus? Como você era antes de se encontrar, verdadeiramente, com Deus?

Retomando o assunto, entendamos que o Espírito milita com a carne, noite e dia, incessantemente e o que é imperfeito precisa sair.

(Gálatas 5:17) - Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

O homem espiritual (nascido de novo) quer se exteriorizar, mas encontra uma barreira na carne. O Espírito quer dominar o querer, mas encontra uma barreira em nossa contumácia em pecar. E essa barreira é nossa teimosia em não querer depender de Deus.

Todas as vezes que deixamos de depender de Deus e passamos a depender de nós, como vimos no estudo anterior, pecamos; e deixamos de ser santos; e tornamos ao homem carnal; e sofremos as conseqüências.

Como podemos viver a liberação do homem espiritual? Nós temos dois passos, a saber:

1º PASSO - CONSAGRAÇÃO

Devemos nos consagrar. Mas o que é se consagrar? Consagrar não é o que normalmente conhecemos. Achamos que consagrar é tirar um tempinho para Deus. Mas este não é o verdadeiro sentido da palavra consagrar. Consagrar, de acordo com a Palavra de Deus, significa: separação exclusiva para uso de Deus. Amados, não é jejuar o dia todo; a semana toda; o mês todo; viver, como alguns que seguem ao movimento “Nova Era”, de “luz”. Não adianta, tão somente, orar o dia todo. Não significa largar o emprego e viver pela fé. Não, nada disso!
VOCÊ PRECISA ESCOLHER VIVER TOTALMENTE PARA DEUS. VOCÊ É QUEM ESCOLHE. VOCÊ VAI VIVER CRISTO NO SEU TRABALHO, NA SUA ESCOLA, EM CASA, DE MANHÃ, DE TARDE DE NOITE. VOCÊ VAI DEPENDER DE CRISTO E CRISTO VAI VIVER EM VOCÊ O TEMPO TODO. VOCÊ SERÁ UM VASO, UM RECIPIENTE PARA HABITAÇÃO, PARA CONTER O SENHOR JESUS CRISTO.

Você já imaginou o tamanho de Deus? Mesmo assim Ele quer viver em você. Ele quer que você se entregue totalmente a Ele. E quer que você dependa totalmente, única e exclusivamente d’Ele.

Consagração significa: entrar numa posição em que eu dou liberdade para a atuação do Espírito Santo. Você passa a viver o modo de viver Cristo. Ou seja, temos que orar; congregar; meditar na Palavra de dia e de noite. Deus quer que você ande da forma que Ele quer, não da forma que você quer.

Mas quando nós nos consagramos ao Senhor, nós sentimos dificuldades; nós passamos por aflições. Isso porque o homem carnal se levanta militando e conspirando contra o Espírito. Entendido isso, passemos ao segundo passo:

2º PASSO – QUEBRANTAMENTO

Quebrantamento significa demolição do homem carnal. Deus vai começar a te de disciplinar de forma a destruir o homem carnal. A obra do Espírito Santo se dá por meio do quebrantamento (Sl 34.18; 51.17; Lc 4.18).

A dor do quebrantamento varia de pessoa pra pessoa. Aquele que tem mais facilidade em obedecer, vai sofrer menos, visto que o processo vai ser um pouco mais simples; já aquele que tem mais dificuldade vai sofrer mais. E, se o homem carnal, não for quebrado, destruído, não há como surgir o novo homem.

Se você se abrir pra viver obediência à Palavra, você vai ter mais facilidade em quebrar o homem carnal. Se você resiste à PALAVRA você sentirá maiores conseqüências que atingirão sua emoção, seus desejos, e sua razão. Esforce-se para obedecer. Quebrante-se na presença de Deus.

O diabo vai tentar te retirar do foco de Deus. O homem interior se levanta tentando gerar em você amargura; tristeza; ansiedade; ira. E se você cede, a culpa de ceder não é do adversário, é sua.

Deus, algumas vezes, permite o inimigo te tentar, pois Ele sabe que você pode suportar. E, se você não suportar, não será aprovado. Mas, se você suportar a provação, você é aprovado e a sua fé, uma vez confirmada gera perseverança. E a perseverança deve ter ação completa para nós sejamos íntegros, perfeitos e em nada deficientes (Tg 1.2-4 ARA).

Todos os levantes do inimigo contra a sua vida, quando você está em Cristo, têm que passar pela vontade permissiva de Deus.

Os PROBLEMAS que nós vivemos hoje são permissões de Deus. Mesmo aqueles que são conseqüência de nossos pecados, são permissões de Deus e a finalidade é o nosso quebrantamento. Ele trabalha na sua vida como trabalha no metal, transformando a tua vida por meio da provação e dos problemas.

(Hebreus 12:6-8) - Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.

Todas as dores e as disciplinas que nós passamos hoje significam que Deus quer fazer algo grande em nossas vidas. Ele faz isso porque nos ama. Ele nos corrige porque somos filhos. E Deus quer algo grande para cada um de nós: a Vida Eterna. Ocorre que nós não aprendemos ainda a depender de Deus mesmo na hora da provação:

(Tiago 1:2-4) Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.

Deus só consegue tratar o homem por meio da provação, pois Ele respeita o livre arbítrio. Daí é o motivo da disciplina. E a disciplina é de acordo com o que nós podemos vencer:

(I Corintios 10:13) - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

Perceba que O ESCAPE É O ENTENDIMENTO DA PALAVRA.

Amados, Deus não nos corrige se nós estamos perfeitos. Se nós estamos sendo corrigidos é porque somos amados, mas ainda estamos errando. Entenda que o homem carnal deve ser morto, para que o homem espiritual se propague e a nossa perseverança, paciência e fé tenham ação completa não nos faltando coisa alguma.

Jesus nos fala isso tudo de forma diferente:

(Mateus 16:24,25) - Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.

Em outras palavras, é necessário sairmos do trono do nosso coração; que renunciemos o governo das nossas vidas para que Deus nos governe. Devemos parar de agir segundo a nossa vontade; permitindo, assim, que o Espírito de Deus comande as nossas vidas, visto que o homem carnal não segue Jesus, mas somente o homem espiritual.

Amados, devemos ter entendimento a fim de compreender a obra do Senhor para as nossas vidas. Devemos ter entendimento a fim de compreender a correção do Senhor. Devemos nos alegrar nas provações, pois isso é demonstração do amor de Deus por nós. Até mesmo o mal é usado por Deus em nosso favor (Rm 8.28). Esforce-se para receber, ainda que você não compreenda, a vontade de Deus.

Que essa palavra possa florescer em nossos corações. Em breve postaremos a continuação deste estudo. A paz do Senhor a todos!

Jordanny Silva
http://jordannyblog.blogspot.com/