quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Tecnolatria - A Caixa de Pandora


(II Co 4:4; Jo 8: 32,36) - nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus... E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Estes dias, relendo o primeiro capítulo do Evangelho segundo escreveu o apóstolo João, relembrei uma conclusão já observada por muitos: a resposta à origem de todas as coisas está no Verbo; o Verbo, por sua vez, é a Verdade que liberta. Conseqüentemente, alcançamos respostas ao passo que nos aproximamos da Verdade.


Logo, comecei a analisar o porquê de a humanidade estar inserta em tão grande engano. A resposta veio nitidamente em minha mente: a estratégia da Grande Serpente é extremamente eficiente. O único objetivo do adversário é tirar o foco, do homem, da Verdade; qual a conseqüência disso?! Deixar o homem totalmente perdido em uma escuridão sem precedentes.

Diante disso, percebemos que Satanás se utiliza de vários meios para atingir esta finalidade. Dentre estes meios, como foco do nosso assunto de hoje, encontra-se a confecção de um novo “deus” que corresponderá aos anseios do homem de uma forma simples, mesmo que ilógica, provocando uma sensação de prazer e poder diante de pseudo-verdades muito bem (apesar de sua conotação maligna) elaboradas. Trataremos, nesse sentido, da TELEVISÃO, que eu preferi chamar de “Caixa de Pandora”.

A TV é, bem resumidamente, uma caixa colocada em um lugar estratégico de nossa sala a fim de ser cultuada por horas durante nossos dias. “Você disse CULTUADA, Jordanny?”. Sim! É exatamente isso que você leu. Analise quantas horas, em média, um brasileiro fica diante da TV. Quantos livros poderiam ser lidos neste tempo? Quantas boas-obras poderiam ser realizadas neste período? Quão avanço poder-se-ia ser aplicado na educação dos filhos? Quanto conhecimento acerca da Verdade poderia ser conquistado?

Mas você deve estar se perguntando o porquê comparei a TV à mitológica “Caixa de Pandora”. É meu dever explicar-lhes: a expressão “Caixa de Pandora” é, mormente, utilizada para tratar de algo que, apesar de ser curioso, é perigoso de ser revelado. O mito, retirado da cultura grega, trata da história da filha primogênita de Zeus, chamada Pandora. A filha de Zeus guardava dentro desta ânfora suas lembranças de seu primeiro amor, Narciso, o qual se apaixonou por seu reflexo não dando mais atenção à Pandora. Mas não eram apenas as más lembranças de seu primeiro amor, o conteúdo da caixa; havia também um colar presenteado a Pandora por seu pai Zeus, que fora usado por Prometeu, o qual fora penalizado por 30.000 anos tendo suas vísceras comidas em face de ter, em desobediência, dado ao homem o fogo. Nesta “caixa” estavam contidos segredos terríveis.

Em comparação, a TV, com suas diversas atrações, conquista a curiosidade de um expansivo grupo de pessoas. Há programações para todas as idades, raças, credos, gêneros e gostos. Entretanto, ao despertar a curiosidade do indivíduo, o contato com a TV, paradoxalmente, revela engano, imoralidade, violência, dissensões, traições, rebeldia, feitiçaria, supervalorização da aparência em detrimento da essência etc. São estes alguns dos males revelados nessa terrível “caixa” que atrai nossos olhos curiosos, e roubam a nossa vida. Como afirmado antes, a finalidade precípua do adversário de nossas almas é retirar a nossa visão da luz e nos lançar em tenras trevas. E após, somos abandonados na erma escuridão da depressão, tristeza, desespero e morte.

Malignamente, assim ecoa a voz do Inimigo: “Aproximem-se! Senhoras e senhores: Apresento-vos a verdade acerca de vossas origens! Apresento-vos a verdade acerca de vossos sentimentos e emoções! Apresento-vos a verdade acerca de vossos instintos! Apresento-vos a verdade acerca de vossos anseios! Apresento-vos a verdade acerca de vossas vontades! Apresento-vos a verdade acerca da Verdade! Apresento-vos a origem da verdade! Aqui vocês terão as respostas! Aqui, vós escolhereis a verdade! Aqui tudo é possível! Aqui vós tereis os prazeres! Aqui vós provareis das paixões! Aqui vós tereis a glória! Emocionem-se diante do vosso deus super-poderoso que vos indica o espaçoso caminho para a intensa felicidade! Aproximem-se e abram a Caixa de Pandora!”.

(João 10:10) - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
O que o diabo não explicou a ninguém, é que o problema de se abrir a “Caixa de Pandora” está nos males que ali estão depositados. É por meio destes mecanismos de engano que o deus deste século tem nos distanciado da Verdade e, conseqüentemente, roubado a liberdade que lhe é por direito em Cristo Jesus.

Alguns podem se contrapor às argumentações aqui dispostas afirmando que a mídia tem incentivado à leitura. Contudo, se nós verificarmos atentamente, até a literatura indicada pela TV é escolhida a dedo para que haja um controle sobre nossa forma de pensar. Isso é tão verdade que no site da Rede Globo existe um espaço para que o feiticeiro Paulo Coelho, insira suas “iluminadas” conclusões da vida, moral, conduta e ética. As emissoras de TV incentivam as crianças a lerem contos e histórias infantis que são contaminados com feitiçaria e todo tipo de magia transcendental e demoníaca. E você ainda acredita nas verdades reveladas pela “Caixa de Pandora”?

Essa “Caixa” influencia todo o contexto político, social, filosófico e ideológico de seus súditos adoradores. Quer um exemplo? Por meio da psicologia social, até a forma de você criar os seus filhos (segundo nos manda a Palavra), torna-se equivocada e errônea. Não obstante, esses dias eu via uma propagando de uma famosa revista eletrônica que vem ao ar todos os domingos, que tem diversos conteúdos “fandrásticos”, trazendo justificativas “científicas” da dificuldade da criança em receber o não. Em conclusão a tal tema, renomados especialistas na área da psicologia infantil defendem a tese de que essa “rebeldia” (o fato de as crianças terem dificuldade em aceitar o não) deve ser respeitada pelos pais para que não seja prejudicada a capacidade criativa da criança, e ela seja mais preparada para se adaptar a sociedade contemporânea. Em outras palavras, o seu dever de educar seu filho está prejudicado pela consciência manipulada da sociedade.

O incrível é perceber o poder que essa “Caixa de Pandora” tem sobre o senso crítico de seus súditos. Estes chegam a crer que toda informação revelada pela TV é a essência da verdade. A poderosa “Caixa” vai além: cria a verdade segundo os seus interesses. Assim, se você quiser saber qual será a próxima “verdade fabricada”, é só conhecer nas mãos de quem está o domínio sobre a mídia. Quer ter uma idéia do que estou falando? Tire um tempo e assista os seguintes documentários dispostos o Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=JA9bPyd1RKQ
http://www.youtube.com/watch?v=m0m1rmi-Ooc
http://www.youtube.com/watch?v=pAfAkTFs7wI
http://www.youtube.com/watch?v=mERhb-SDnMo

Agora, não culpe apenas essa emissora em especial por todos os flagrantes crimes contra a sua liberdade de pensamento. Toda a mídia globalizada não traz verdades em si, mas tão somente enganos e manipulação da informação. Eles nos fazem acreditar no que lhes é conveniente; e nós, insertos na ignorância devidamente planejada, nos tornamos vassalos de um sistema corrupto e imoral. Eles roubam de nós a Verdade, a dignidade, a individualidade, a liberdade. É possível imaginar quem é o dominador da “Caixa de Pandora”?

E se isso que lhes estou a falar não condisser com a verdade? É simples, meu caro, novamente o inimigo lançará a isca da curiosidade e, se você estiver incauto, será novamente hipnotizado pelo “canto das sereias”, tornando-se mais um súdito de seu novo deus: a TELEVISÃO. E você prestará culto a este deus diariamente sufocando o agir do Espírito Santo e da santa Palavra de Deus; e você ainda influenciará seus filhos e familiares para o caminho da adoração à “Caixa”; e o centro da sua casa já não será o Deus soberano, mas sim uma “Caixa” que dita as regras de comportamento e de caráter de todos que estão a sua volta.

(João 1:5; 10: 10b) - E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Chegou a hora de você dar um basta, meu amigo. Não seja um fantoche do adversário de nossas almas. Entregue tua vida a Jesus. Ele é a Verdade que te livrará das densas trevas que teu ser se vê atolado. Ele te tirará do engano à medida que você se dedicar a conhecê-Lo. E você O conhece por meio de Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. E você, meu caro irmão em Cristo, dedique-se mais às coisas do alto não permitindo que o diabo roube a autoridade que o Senhor te deu. Que essa palavras sejam de alerta e de incentivo. Render seu tempo e sua liberdade de pensamento a uma “Caixa” é apenas mais uma forma de idolatria; contudo, uma idolatria tecnológica: uma tecnolatria.
A paz do Senhor a todos!

Jordanny Silva

Um comentário:

Heberson Borba disse...

Realmente a Televisão tem sido a maior responsável por toda mentira, alienação, que o mundo tem vivido. As pessoas não conseguem perceber o mal em suas vidas devido a opiniões de pessoas renomadas e estudadas da sociedade na televisão. A informação é o bem mais precioso hoje em dia para a humanidade, por que? Que possui informação e principalmente a boa informação se torna rico, isso tem levado as pessoas a uma necessidade enorme de se manterem informadas. E a televisão tem sido a maior responsável nesse papel, quase toda informação que circula na TV é manipulada e alienada para população. As pessoas acham que estão adquirindo cultura, e melhorando a sua popularidade no seu meio social porque se mantém informadas assistindo algo novo, ou algo em que todos são atraídos para construírem uma opinião simbólica em relação ao programa assistido. No entanto o Diabo conseguiu difundir sua mentira de uma maneira tão eficaz que as pessoas correm para TV e acham que estão vendo a realidade e são capazes de opinar com rapidez e idoneidade sobre todos os assuntos que lhes são propostos. Infelizmente não conseguem perceber que toda essa informação que tem sido veiculada não passa de uma verdade aparente e preparada com um propósito sobre a sua mente. Além dessa idolatria à Televisão, hoje em dia surge uma idolatria muito maior em relação à internet e todos os equipamentos tecnológicos em que nos cercam. A tecnologia nos proporciona uma dependência total do seu sistema proposto. Exemplo a alguns anos atrás conseguíamos viver normalmente sem um celular, sem um PC, sem internet. Hoje em dia se não tivermos pelo menos um email não somos nada nessa sociedade, e às vezes entramos até em depressão por não ter recebido nenhum email na semana. A tecnologia tem nos levado a maior escravidão e controle populacional que o mundo nunca viu, somos julgados, categorizados, selecionados tudo em função da sua capacidade em lidar com a tecnologia. O deus deste século realmente Jordanny conseguiu ser eficiente em propagar a sua mentira fazendo com que as pessoas usufrua de todos os meios de comunicação para obterem informação "a mentira" e acabam se envolvendo com tanta informação que são todos incapazes de reconhecerem a informação mais importante para suas vidas. JESUS CRISTO e Sua Palavra. Estamos realmente vivendo um frenesi de imformação somos bombardeados todos os dia com uma informação manipulada e alienante nos esquecendo de tirarmos tempo para meditarmos na Verdade que é Jesus e sua Palavra.

Grande abraço Danny, e Deus nos abençoe nessa jornada !!!