segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Eu posso transformar o mundo?


Certa vez ouvi a seguinte afirmação: "Só mudo o mundo quando mudar a mim mesmo."

Antes de tudo, o que hei de postar não se trata de uma opinião própria, pois eu, efetivamente, gostaria de ver a minha geração mudando o mundo. Entretanto, em análise a diversas “pregações” de cunho emocional que têm inflamado o povo evangélico, percebi a necessidade de falar um pouco sobre este assunto no intuito de que Deus, por meio do Espírito, retire “as escamas dos olhos” de seu povo e lhe traga a verdadeira compreensão do assunto.

Primeiramente lanço as seguintes questões: é correto, segundo as escrituras, dizer que eu posso transformar o mundo? O mundo, por acaso aceitou a verdade de Deus? O mundo deve ser transformado?

A resposta, apesar de divergente do que estamos acostumados a ouvir, é não. Na verdade, o mundo deve ser vencido (I João 5:4 – Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.) Note que é Cristo, em você, que vence o mundo. Por isso é necessário estarmos em Deus.

Ademais, o mundo não será transformado por nós; nós somos quem devemos ser transformados (Romanos 12:2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus). Lembre-se que o mundo não aceitou a verdade de Cristo (João 1:10 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.); por isso o mundo com toda a sua concupiscência passam, mas as palavras de Cristo não hão de passar.

Por que o mundo não pode ser transformado por nós? Porque ele nos odeia.
(João 15:18 – 19: Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.)
(I João 3:13) - Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia.

Existem que pessoas que se valem do seguinte trocadilho: eu vou mudar o mundo a partir do momento que eu mudar a mim mesmo. Engana-se quem acredita que transformará o mundo transformando-se a sim mesmo. O mundo jaz no maligno (I João 5:19 - Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno). Deus o entregou ao poder do engano. Deus o entregou às trevas. E, por causa disso, o mundo passará. Mas nós, que tivermos a mente renovada, a qual gera a transformação do nosso ser, permaneceremos, juntos com Cristo, para sempre! (I João 2:17 - E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre).

Mas, o que fazer se nós estamos no mundo? Estando no mundo você precisa ser sal e luz. Significa que você precisa ser santo. Você precisa ser diferente. (João 17:15 - Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.)

Eu, outrora, acreditava que poderia ganhar o mundo inteiro pra Jesus. Falava, abertamente, palavras do tipo: "O Brasil é do Senhor Jesus". Mas hoje compreendo que eu é que devo ser transformado e que Deus permitiu que o mundo vivesse na ignorância. (II Corintios 4:3 - 4 - Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.)

Veja que as obras do mundo são más. (João 7:6 – 7: Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto. O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más).

Entretanto, não devemos deixar de pregar o evangelho sob a desculpa de que para o mundo não tem jeito. Pelo contrário, o mundo é o campo e nós somos a boa semente (Mateus 13:38 - O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;). É importante compreendermos a parábola da semeadura, pois no mundo existem vários tipos de solo.

Por fim, você é ramo ligado à videira, e deve frutificar segundo a sabedoria de Deus, e não segundo à sabedoria do mundo, pois Deus permitiu que você fosse salvo pela loucura da pregação (I Corintios 1:20 – 21: Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação).

Amados, não fiquem chateados com estas palavras. A minha pretensão não é desanimá-los ou desmotivá-los. Minha pretensão é, tão somente, apresentar a verdade da Palavra para que não sejamos levados pelo engano. Deus não se trata de uma mera opinião (dever ser), Deus é uma posição (o Grande Eu Sou), e cabe a nós conhecermos a Verdade (Jesus Cristo) e praticarmos a Verdade.

A paz do Senhor e abraços a todos!

Jordanny Silva

Nenhum comentário: